Normas

Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Científicos em Saúde é um periódico de circulação nacional e internacional. Publica artigos técnicos e científicos pertinentes à área da Saúde.
 
Revista Remecs tem por finalidade contribuir para a divulgação da produção científica, profissional e acadêmica de docentes e discentes de qualquer instituição no âmbito da saúde.

Revista Remecs oferece ACESSO LIVRE imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
 

*** ATENÇÃO ***

OS MANUSCRITOS (ARTIGOS) DEVEM SER SUBMETIDOS PARA A REVISTA REMECS PELO ENDEREÇO ELETRÔNICO (E-MAIL): revistaremecs@gmail.com - NÃO SERÁ ACEITO MAIS QUE UM (1) MANUSCRITO POR SUBMISSÃO. PODEM SUBMETER MAIS QUE UM MANUSCRITO, SIM, DESDE QUE SEJA FEITO DE MODO INDIVIDUALIZADO (SEPARADAMENTE).
 
PRAZO DE SUBMISSÃO CONTÍNUA.
 
PERIODICIDADE
A Revista Remecs adota a periodicidade anual de forma contínua.
CATEGORIA DE MANUSCRITOS

Tipos de Artigos Considerados:


* Originais: São estudos que agreguem informações novas para a área da Saúde e da Saúde. Estão incluídos nesta categoria: ensaios clínicos randomizados, estudos de caso-controle, coorte, prevalência, incidência, estudos de acurácia, estudo de caso, estudos qualitativos e quantitativos. Sua estrutura deve conter: resumos e descritores (de 3 a 4 palavras), introdução, objetivos, material e método, resultados, discussão ou (resultados e Discussão), conclusão ou considerações finais e referências. Abrangendo de 15 a 20 páginas, mínimo 20 e máximo 40 referências e até 6 autores.

* Artigo de Revisão: Utiliza métodos sistemáticos e critérios explícitos para identificar, selecionar e avaliar criticamente pesquisas relevantes, e para coletar e analisar dados dos estudos incluídos na revisão. Estão incluídos nesta categoria: revisão sistemática com e sem meta-análises, revisão sistemática tipo escopo, revisão integrativa e revisão narrativa. Sua estrutura deve conter: resumos e descritores (de 3 a 4 palavras), introdução, objetivos, material e método, resultados, discussão ou (resultados e Discussão), conclusão ou considerações finais e referências. Abrangendo de 15 a 20 páginas, mínimo 15 e máximo 30 referências e até 6 autores.

* Comunicação Curta: Formulação discursiva aprofundada, focalizando conceito ou constructo teórico da Saúde ou de área afim; ou discussão sobre um tema específico, estabelecendo analogias, apresentando e analisando diferentes pontos de vista, teóricos e/ou práticos. Sua estrutura deve conter: resumos e descritores (de 3 a 4 palavras), introdução, objetivos, metodologia, desenvolvimento, conclusão ou considerações finais e referências. Abrangendo de 8 a 10 páginas, mínimo 10 e máximo 15 referências e até 6 autores.

* Nota Prévia: Formulação discursiva aprofundada, focalizando conceito ou constructo teórico da Saúde ou de área afim; ou discussão sobre um tema específico, estabelecendo analogias, apresentando e analisando diferentes pontos de vista, teóricos e/ou práticos. Sua estrutura deve conter: resumos e descritores (de 3 a 4 palavras), introdução, objetivos, metodologia, desenvolvimento, conclusão ou considerações finais e referências. Abrangendo de 8 a 10 páginas, mínimo 10 e máximo 15 referências e até 6 autores.

* Artigo de Reflexão: Formulação discursiva aprofundada, focalizando conceito ou constructo teórico da Saúde ou de área afim; ou discussão sobre um tema específico, estabelecendo analogias, apresentando e analisando diferentes pontos de vista, teóricos e/ou práticos. Sua estrutura deve conter: resumos e descritores (de 3 a 4 palavras), introdução, objetivos, metodologia, desenvolvimento, conclusão ou considerações finais e referências. Abrangendo de 8 a 10 páginas, mínimo 10 e máximo 15 referências e até 6 autores.

* Relato de Caso: Estudo em que se descreve uma situação da prática e ou inovação tecnológica (ensino, assistência, pesquisa ou gestão/gerenciamento), as estratégias de intervenção e a avaliação de sua eficácia, de interesse para a atuação profissional. Sua estrutura deve conter: resumos e descritores (de 3 a 4 palavras), introdução, objetivos, material e método, resultados, discussão ou (resultados e Discussão), conclusão ou considerações finais e referências. Abrangendo de 10 a 15 páginas, mínimo 15 e máximo 20 referências e até 6 autores.

* Relato de Experiência: Estudo em que se descreve uma situação da prática e ou inovação tecnológica (ensino, assistência, pesquisa ou gestão/gerenciamento), as estratégias de intervenção e a avaliação de sua eficácia, de interesse para a atuação profissional. Sua estrutura deve conter: resumos e descritores (de 3 a 4 palavras), introdução, objetivos, material e método, resultados, discussão ou (resultados e Discussão), conclusão ou considerações finais e referências. Abrangendo de 10 a 15 páginas, mínimo 15 e máximo 20 referências e até 6 autores.

* Inovação Tecnológica: Estudo em que se descreve uma situação da prática e ou inovação tecnológica (ensino, assistência, pesquisa ou gestão/gerenciamento), as estratégias de intervenção e a avaliação de sua eficácia, de interesse para a atuação profissional. Sua estrutura deve conter: resumos e descritores (de 3 a 4 palavras), introdução, objetivos, material e método, resultados, discussão ou (resultados e Discussão), conclusão ou considerações finais e referências. Abrangendo de 10 a 15 páginas, mínimo 15 e máximo 20 referências e até 6 autores.
 
* Protocolos de Estudos em Enfermagem e Saúde: Destina-se à veiculação de protocolos de estudos que contribuam para avanços na área de Enfermagem e saúde. A publicação do protocolo de estudo se justificará pelo interesse em se conhecer questões, hipóteses e justificativas relevantes, bem como um método com elevado mérito científico, antes dos resultados serem relatados em outras publicações. Os protocolos devem relatar estudos planejados ou em andamento, e estudos concluídos. O protocolo poderá ser publicado independentemente do desenho de estudo, incluindo estudos observacionais, experimentais e revisões sistemáticas. Sua estrutura deve conter: resumos e descritores (de 3 a 4 palavras), introdução, objetivos, material e método, estrutura do protocolo (se apresentar quadro ou tabela) deve estar em formato aberto e não em figura, discussão, conclusão ou considerações finais e referências. Abrangendo de 10 a 15 páginas, mínimo 15 e máximo 20 referências e até 6 autores.

CASO O MANUSCRITO SEJA RECUSADO, SERÁ COMUNICADO AO RESPONSÁVEL O MAIS BREVE POSSÍVEL.
PREPARO DOS MANUSCRITOS
1. O tema precisa estar relacionado com a área de Saúde.
2. Não aceitamos manuscritos de outras categorias sem a participação da Saúde.
3. Carta de declaração de responsabilidade e cessão de direito autoral deve ser INSERIDA NO CORPO DO E-MAIL com todos os dados do autor principal no momento da submissão do manuscrito.
4. Cópia da aprovação emitida pelo Comitê de Ética em Pesquisa, em manuscritos resultantes de pesquisa quando envolver pessoas e animais (Resolução do Conselho Nacional de Saúde: 466/2012 ou 510/2016).
5. O manuscrito deve ser encaminhado para apreciação no idioma: PORTUGUÊS
6. Não aceitamos manuscritos com formatação em colunas.
7. A Revista Recien não aceita notas de rodapé.
8. O MANUSCRITO NÃO PODERÁ SER ENCAMINHADO EM PDF.

ATENÇÃO: Quando o artigo (manuscrito) for produzido por alunos (discentes / acadêmicos) em formação, os trabalhos precisam ter um/a PROFESSOR/A como orientador/a.
ITENS EXIGIDOS PARA ENVIO DOS MANUSCRITOS
Formatação: Manuscrito digitado em letra Times New Roman 12, com espaço entre linhas 1,5cm, configurado em papel A4, com margem esquerda/superior e direita/inferior de 2,5cm, com numeração nas páginas. Utilização de Editor Word for Windows 97-2003 ou superior ou editores compatíveis.

Primeira Página
- Nome completo dos autores, com qualificação curricular e titulação acadêmica (se houver).
- Endereço eletrônico (e-mail) de todos(as) os(as) autores(as) e ORCID (se houver).
ATENÇÃO: quando houver mais que um autor(a) os nomes devem estar descritos na ordem um na sequência (abaixo) do outro e não em formato de tabela ou quadro.
INDICAR CATEGORIA DO ARTIGO: (Artigo Original; Artigo de Revisão; Relato de Caso, Experiência e/ou Inovação Tecnológica; Comunicação Curta ou Reflexão).
ATENÇÃO: Inserir nome(s) do(s) autor(es) a partir do último nome seguido das iniciais do nome anterior, logo inserir o título do artigo. 
Exemplo: Rafaela de Jesus, José de Jesus, Luana de Jesus, Ana de Jesus, Mateus de Jesus, Paulo de Jesus

Jesus R, Jesus J, Jesus L, Jesus A, Jesus M, Jesus P. Título do artigo

ATENÇÃO: PRIMEIRA PÁGINA NÃO CONTABILIZA COM AS DEMAIS PÁGINAS DO TEXTO.

Segunda Página em Diante - Título (conciso e informativo) em português (não exceder dez palavras).
- Resumo (mínimo 140 e máximo de 150 palavras) em português, inglês e espanhol, apresentados em espaço simples.
- Descritores (separados por vírgula) na versão português, inglês e espanhol.
De 3 a 4 palavras escolhidas dentre os termos indexados junto aos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/MeSH), disponível em: https://bvsalud.org/

APRESENTAÇÃO: A apresentação dos trabalhos científicos precisa obedecer à ordem abaixo especificada: - Texto produzido conforme as características individuais de cada trabalho, ou seja, artigo original, artigo de revisão (revisão sistemática com e sem meta-análises, revisão integrativa, narrativa e simples), relato de caso, experiência e/ou inovação tecnológica, comunicação curta ou reflexão.

ILUSTRAÇÕES: (tabela, quadro, fluxograma e figura) conforme as normas da Revista Remecs e estão limitadas ao máximo de cinco (5) por manuscrito. Tabela, quadro, fluxograma devem estar inseridas no texto e em formato aberto NÃO EM FORMATO DE FIGURA OU IMAGEM. As figuras também devem estar inseridas no texto com resolução de 300 dpi e formato JPEG. Todas as ilustrações devem conter título, fonte.

REFERÊNCIAS: Todos os autores citados no texto devem constar na lista de referências ao final do manuscrito, em ordem numérica (¹,²,³...) de forma consecutiva de acordo com a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto, devem seguir o Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (Estilo Vancouver).

* Até seis (6) autores, separados com vírgula, seguidos de et al., (SE EXCEDER ESTE NÚMERO).
Santos ABC, Maia LFS, Silva JH, Oliveira OMB, Melo AGV, Gomes SRS, et al. Normas para formatação, submissão e publicação de manuscritos. São Paulo: Revista Remecs. ano; volume(número):páginas. 2017; 6(2):1-10.

Santos ABC, Maia LFS, Silva JH, Oliveira OMB, Melo AGV, Gomes SRS, et al. Normas para formatação, submissão e publicação de manuscritos. 2015. Disponível em: <http://www..............>. Acesso em dia/mês/ano.
** Obrigatório indicar, ao final, a página inicial e final do capítulo ou artigo utilizado.
- Exceto com autorização do Conselho Editorial, o manuscrito PODERÁ exceder a quantidade de páginas obrigatórias.
- O Conselho Editorial se reserva o direito de sugerir eventuais modificações da estrutura ou conteúdo nos trabalhos, mas sempre em comum acordo com os autores.
- Os artigos não publicados, não serão devolvidos, mas será comunicado aos autores uma justificativa do Conselho Editorial.
- O CONTEÚDO, A REDAÇÃO E AS REFERÊNCIAS DOS TRABALHOS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DOS AUTORES.
- As páginas do manuscrito devem estar numeradas desde a primeira página.
- Dúvidas sugestões e reclamações deverão ser encaminhadas via endereço eletrônico (e-mail) para: revistaremecs@gmail.com.

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CERTIFICADO DE PUBLICAÇÃO

Confira a IMPORTÂNCIA do certificado:

▪  Documento com validade jurídica

▪  Aceito por todas as bancas de processo seletivo e curso (Residência, Mestrado e Doutorado)

▪  Validade como horas complementares na faculdade ou universidade

▪  Nome do Autor/Coautores

▪  Registros da Revista: ISSN e DOI (somente dos artigos completos e resumos expandidos)

▪  QR Code para confirmação do artigo publicado
 
CASO TENHA INTERESSE NO CERTIFICADO FAZER SOLICITAÇÃO ACESSE O LINK ABAIXO:
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PRAZO PARA AVALIAÇÃO DO MANUSCRITO E DEVOLUTIVA AOS AUTORES E POSTERIOR PUBLICAÇÃO ENTRE 90 e 180 DIAS.
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
ATENÇÃO: O arquivo da submissão deve estar em Editor Word for Windows 97-2003 ou superior, deve ser inserido como ANEXO e não como link. NÃO ACEITAMOS MANUSCRITO EM PDF.
O texto está em espaço entre linhas 1,5; exceto os resumos nos idiomas (português, inglês e espanhol) em espaço simples; usa uma fonte de tamanho 12 - pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereço URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 
Taxa de Publicação (vigente para trabalhos aprovados até 31/12/2024): no valor de R$500,00 (quinhentos reais) por artigo, cujo, pagamento será efetuado no momento do aceite do manuscrito para publicação.
● O autor receberá uma mensagem por e-mail sobre o aceite do manuscrito para publicação.
●● Após recebimento da mensagem por e-mail o autor terá um prazo de até 5 (cinco) dias para pagamento da taxa.
ATENÇÃO: APÓS O PAGAMENTO DA TAXA DE PUBLICAÇÃO E ENVIO DO COMPROVANTE O AUTOR OU A AUTORA PRINCIPAL RECEBERÁ POR E-MAIL A DECLARAÇÃO DE APROVAÇÃO DO MANUSCRITO E A INFORMAÇÃO EM QUAL EDIÇÃO SERÁ PUBLICADO O ARTIGO.
Declaração de Direito Autoral


DECLARAÇÃO RESPONSABILIDADE E CESSÃO DE DIREITO AUTORAL

*** A Declaração de Responsabilidade e Cessão de Direito Autoral DEVERÁ SER INSERIDA NO E-MAIL e NÃO COMO ANEXO.
O/A(s) autor/a(es/as) .......nome(s)......, nos termos da Lei nº. 9.610 de 19/02/l998, pelo presente instrumento particular, declara a quem possa interessar, que cede(m) e transfere(m) os direitos da publicação, em caráter universal, definitivo, irretratável, com exclusividade à Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Científicos em Saúde (ISSN: 2526-2874), permissão para avaliar, normalizar, editar e publicar o manuscrito “...(TÍTULO DO ARTIGO)...” submetido de modo inédito.
Dados do/a responsável para envio das taxas:
Nome completo:
CPF:
Celular com DDD:
Endereço Residencial ou Comercial:
CEP:
E-mail:

O manuscrito se enquadra na seguinte categoria: (marque com X sua opção)
(    ) Artigo Original    (    ) Artigo de Revisão    (    ) Reflexão    (    ) Relato de Caso    (    ) Nota Prévia
(    ) Relato de Experiência    (    ) Inovação Tecnológica  (    ) Comunicação Curta   (    ) Protocolo de Estudo

Cada autor(a) garante: a) Que o artigo é original, excetuando-se as citações de outras obras publicadas, desde que observadas as limitações expressas nos artigos 46 e 47 da Lei 9.610 de 19/02/1998; b) Que o artigo não contém quaisquer declarações caluniosas ou difamatórias e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros; c) Que o artigo, na íntegra ou em partes, não está sob avaliação, não será avaliado, não estará previsto para publicação, nem publicado em outro periódico científico ou sítio eletrônico, tanto nacional quanto internacional, em quaisquer áreas de conhecimento; d) Ressarcir prontamente à Revista Remecs por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que advenham em razão da quebra das garantias expressas nas alíneas a, b e c, acima.

Casos de plágio e autoplágio não serão aceitos sob nenhuma hipótese. O autor plagiário será suspenso por 5 (cinco) anos sem publicação na Revista Remecs.
É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Remecs, desde que informada a fonte (autor e Revista Remecs), sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e o autor estará suspenso de publicar por 5 (cinco) anos na Revista Remecs, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
A cessão de direitos autorais não acarretará nenhuma espécie de ônus para a Revista Remecs. Todo trabalho publicado no periódico terá caráter exclusivo de colaboração estritamente acadêmica e de acesso livre, sem qualquer tipo de remuneração pelo uso das submissões.
Cada autor(a) tem ciência de que:
1) A submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Remecs, responsável pela avaliação e seleção dos artigos, não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados;
2) Os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.