Percepções acerca da cannabis entre docentes de uma formação continuada online
DOI:
10.24281/Imostracientifica2022.1.95-99Palavras-chave:
Estigmas, Maconha, Redução de Danos, Formação ContinuadaResumo
Relacionado aos preconceitos, estigmas e julgamentos relacionados às práticas de uso da maconha, temos uma formulação de perfil do usuário de drogas relacionada a gênero e outros marcadores sociais. Tendo como um dos objetivos a promoção do respeito às diferenças culturais e a desmistificação acerca dos efeitos do uso da Cannabis, foi oferecida uma formação continuada online na Fundação CECIERJ intitulada "Do biológico ao social: ciência por trás da maconha". Tal curso, metodologicamente desenhado em 12 fóruns reflexivos em meados de 2020, promoveu uma perspectiva de aprendizagem colaborativa, sendo analisadas neste trabalho as interações na semana 4 (abordagem sobre a aparência de um usuário de maconha). Ao propor que cursistas compartilhassem suas percepções sobre a maconha em aplicações recreativas e terapêuticas, o diálogo favoreceu o exercício da democracia e a promoção da saúde e de práticas dos Direitos Humanos em uma abordagem redutora dos danos do uso abusivo da maconha e outras drogas.
Palavras-chave: Estigmas, Maconha, Redução de Danos, Formação Continuada.
Referências
Veríssimo M. Maconheiros, fumons e growers: um estudo comparativo do consumo e do cultivo caseiro de canabis no Rio de Janeiro e em Buenos Aires. Rio de Janeiro: Autobiografia. 2017.
Goffman E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC. 2015.
Coelho FJF, Monteiro S. Educação sobre drogas: um olhar transversal rumo à democracia. In: IX Seminário Internacional Redes Educativas e Tecnologias. Rio de Janeiro, 6, 2017, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: <http://www.semi narioredes.com.br/ixredes/adm/trabalhos/diagramados/TR311.pdf>. Acesso em 23 abr 2022.
Coelho FJF. Educação sobre Drogas e Formação de professores: uma proposta de ensino a distância centrada na Redução de Danos. 245f. Tese (Doutorado) - Instituto Oswaldo Cruz, Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro. 2019.
Martins S, Costa VM, Coelho FJF, Sousa C. Debates sobre a legalização da maconha na sala de aula: pedagogia ou apologia na era da resistência? RevistAleph. 2020; 34. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/40829/25237>. Acesso em 12 jun 2022.
Publicado
- Visualizações 0
- pdf downloads: 0