Histórias de vida e corporeidades: ingresso de pessoas surdas na Unilab - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Autores

  • Tamara Vieira da Silva tamaravdasilva@gmail.com
    Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)

DOI:

10.24281/Imostracientifica2022.1.76-80

Palavras-chave:

Educação Superior, Deficiência, Histórias de Vida, Surdez

Resumo

A fim de compreender a experiência de pessoas surdas a partir da UNILAB como campo, esta pesquisa problematiza as categorias de surdez e deficiência perpassando pelas corporeidades envolvidas nessa investigação. O ponto de partida para essa reflexão se ancora na definição do fenômeno da deficiência como uma produção cultural desnaturalizando a surdez enquanto uma experiência dada apenas pela sua condição biológica, considerando-a também a partir das suas dimensões sociais. Objetiva-se assim analisar como a experiência com a surdez se molda na universidade a partir da intersecção entre os marcadores trazidos pelas pessoas surdas interlocutoras dessa pesquisa. Respondendo a questão central dessa pesquisa: como o ingresso de pessoas surdas tem acontecido na UNILAB? As respostas são pensadas considerando também as minhas vivências enquanto irmã de uma pessoa surda e intérprete em língua de sinais da instituição em análise.

Palavras-chave: Educação Superior, Deficiência, Histórias de Vida, Surdez.

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Publicado

02-09-2022
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Como Citar

SILVA, T. V. da . Histórias de vida e corporeidades: ingresso de pessoas surdas na Unilab - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 76–80, 2022. DOI: 10.24281/Imostracientifica2022.1.76-80. Disponível em: http://revistaremecs.recien.com.br/index.php/remecs/article/view/937. Acesso em: 10 fev. 2025.