Histórias de vida e corporeidades: ingresso de pessoas surdas na Unilab - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira
DOI:
10.24281/Imostracientifica2022.1.76-80Palavras-chave:
Educação Superior, Deficiência, Histórias de Vida, SurdezResumo
A fim de compreender a experiência de pessoas surdas a partir da UNILAB como campo, esta pesquisa problematiza as categorias de surdez e deficiência perpassando pelas corporeidades envolvidas nessa investigação. O ponto de partida para essa reflexão se ancora na definição do fenômeno da deficiência como uma produção cultural desnaturalizando a surdez enquanto uma experiência dada apenas pela sua condição biológica, considerando-a também a partir das suas dimensões sociais. Objetiva-se assim analisar como a experiência com a surdez se molda na universidade a partir da intersecção entre os marcadores trazidos pelas pessoas surdas interlocutoras dessa pesquisa. Respondendo a questão central dessa pesquisa: como o ingresso de pessoas surdas tem acontecido na UNILAB? As respostas são pensadas considerando também as minhas vivências enquanto irmã de uma pessoa surda e intérprete em língua de sinais da instituição em análise.
Palavras-chave: Educação Superior, Deficiência, Histórias de Vida, Surdez.
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