Corpo, gênero e identidade na escola: revisão integrativa e crítica sobre a produção científica entre 2017 e 2021

Autores

  • Elaine Rodrigues Santos Santiago lalai_santiago@hotmail.com
    Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)
  • Violeta Maria de Siqueira Holanda violeta@unilab.edu.br
    Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) https://orcid.org/0000-0001-5608-1442

DOI:

10.24281/Imostracientifica2022.1.20-23

Palavras-chave:

Corpo, Educação, Gênero, Identidade

Resumo

Este estudo objetiva identificar o que tem sido produzido na literatura científica brasileira sobre a relação entre corpo e a construção da identidade dos estudantes após a publicação da Base Nacional Curricular Comum, em 2017.  Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa da literatura sobre corpo e identidade no espaço escolar. A busca foi realizada nas plataformas ERIC - Educational Resources Information Centre e Periódicos CAPES, utilizando os descritores “Corpo”, “Educação”, “Gênero” e “Identidade”. Os resultados mapeiam, brevemente, o campo de investigação sobre corpo e identidade no espaço escolar e evidenciam a necessidade de superação de barreiras à diversidade do currículo.

Palavras-chave: Corpo, Educação, Gênero, Identidade.

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Publicado

02-09-2022
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Como Citar

SANTIAGO, E. R. S. .; HOLANDA, V. M. de S. . Corpo, gênero e identidade na escola: revisão integrativa e crítica sobre a produção científica entre 2017 e 2021. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 20–23, 2022. DOI: 10.24281/Imostracientifica2022.1.20-23. Disponível em: http://revistaremecs.recien.com.br/index.php/remecs/article/view/925. Acesso em: 10 fev. 2025.