Recém-formado em enfermagem: a insegurança e as dificuldades de enfrentamento ao mercado de trabalho

Autores

  • Osânia Rodrigues de Santana Domingos osania.rodrigues@outlook.com
  • Roberta Alves Cipriano da Silva rcipriano@hotmail.com
  • Neide Medeiros Kazan neidemkazan@gmail.com
  • Luiz Faustino dos Santos Maia dr.luizmaia@yahoo.com.br
    Instituto Enfservic https://orcid.org/0000-0002-6551-2678

DOI:

10.24281/rremecs2022.7.12.75-80

Palavras-chave:

Egressos, Enfermagem, Insegurança, Recém-formado

Resumo

Um dos maiores desafios para o recém-formado é a insegurança, o medo de não ser aceito e/ou não conseguir desempenhar o seu papel como um enfermeiro líder. Muitas indagações estão presentes na vida do futuro enfermeiro. Avaliar os temores enfrentados pelos egressos de enfermagem e verificar as possibilidades para enfrentar essas dificuldades. Trata-se de uma revisão literária, baseados em artigos de caráter descritivos, exploratórios e de abordagem qualitativa, nas bases de dados: LILLACS, SCIELO, BVS, no período de 2013 a 2021. A complexidade do curso de graduação e o lidar com os limites humanos, os estudantes em Enfermagem podem desenvolver sentimentos de incapacidade frente às atividades exigidas durante a formação. Em síntese, a insegurança do recém-formado, vem de encontro com a falta de experiência, medo, ansiedade, incerteza, estresse. Dentre alguns aspectos, os facilitadores correspondem as atividades extracurricular, participação em projetos sociais, estágios e Iniciação Científica, que trazem possibilidades para enfrentar essas dificuldades.

Descritores: Egressos, Enfermagem, Insegurança, Recém-formado.

 

Newly graduated in nursing: the insecurity and the difficulties of facing the job market

Abstract: One of the biggest challenges for recent graduates is insecurity, the fear of not being accepted and/or not being able to play their role as a leading nurse. Many questions are present in the life of the future nurse. Evaluate the fears faced by nursing graduates and verify the possibilities to face these difficulties. This is a literary review, based on articles of a descriptive, exploratory and qualitative approach, in the databases: LILLACS, SCIELO, BVS, from 2013 to 2021. The complexity of the undergraduate course and dealing with the human limits, nursing students can develop feelings of incapacity in the face of the activities required during training. In summary, the recent graduate's insecurity comes from lack of experience, fear, anxiety, uncertainty, stress. Among some aspects, the facilitators correspond to extracurricular activities, participation in social projects, internships and Scientific Initiation, which bring possibilities to face these difficulties.

Descriptors: Graduates, Nursing, Insecurity, Recent Graduate.

 

Recién graduados en enfermería: la precariedad y las dificultades de enfrentar el mercado laboral

Resumen: Uno de los mayores desafíos para los recién graduados es la inseguridad, el miedo a no ser aceptados y/o no poder desempeñar su papel como enfermero líder. Muchas preguntas están presentes en la vida de la futura enfermera. Evaluar los miedos enfrentados por los graduados en enfermería y verificar las posibilidades de enfrentar esas dificultades. Esta es una revisión literaria, basada en artículos de enfoque descriptivo, exploratorio y cualitativo, en las bases de datos: LILLACS, SCIELO, BVS, de 2013 a 2021. La complejidad del curso de graduación y el trato con los límites humanos, los estudiantes de enfermería pueden desarrollar sentimientos de incapacidad frente a las actividades requeridas durante la formación. En resumen, la inseguridad del recién graduado proviene de la falta de experiencia, el miedo, la ansiedad, la incertidumbre, el estrés. Entre algunos aspectos, los facilitadores corresponden a actividades extracurriculares, participación en proyectos sociales, pasantías e Iniciación Científica, que brindan posibilidades para enfrentar estas dificultades.

Descriptores: Graduados, Enfermería, Inseguridad, Recién Graduado.

Biografia do Autor

Luiz Faustino dos Santos Maia, Instituto Enfservic

Enfermeiro. Mestre em Terapia Intensiva. Docente no Centro Universitário Estácio de São Paulo, Docente e Coordenador do Curso de Enfermagem na Faculdade Estácio de Carapicuíba. Discente do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde do IAMSPE. Editor Científico.

Referências

Oliveira IR, Rodrigues LMS. Tipos de liderança adotados pelo enfermeiro no âmbito hospitalar. Revista Pró-UniverSUS. 2017; 08(2):15-20.

Jesus BH, Gomes DC, Spillere LBB, Prado ML, Canever BP. Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem. Esc Anna Nery. 2013; 17(2):336-345.

Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/ces1133.pdf>. Acesso em 20 mar 2022.

Góis OJO, Santos DBC, Musse JO, Servo MLS, Góis RMO. Papéis de liderança na gestão do cuidado: desafios e estratégias dos enfermeiros recém-formados, uma revisão integrativa. In: International Nursing Congress. 2017. Disponível em: <https://eventos.set.edu.br/cie/article/view/5544>. Acesso em 13 mar 2022.

Clapis MJ, Corrêa AK, Aredes NDA, Lunardello RBV, Souza MCBM. Professional insertion of registered nurses: a study with alumni. Rev Esc Enferm USP. 2021; 55:e03745.

Barbosa ACS, Luiz FS, Friedrich DBC, Püschel VAA, Farah BF, Carbogim FC. Profile of nursing graduates: competencies and professional insertion. Rev Latino Am Enferm. 2019; 27:e3205.

Amestoy SC, Trindade LL, Silva GTR, Santos BP, Reis VRSS, Ferreira VB. Liderança na enfermagem: do ensino ao exercício no ambiente hospitalar. Esc Anna Nery 2017;21(4):e20160276.

Aguiar KLA, Vieira MA, De Domenico EBL. Analysis of evaluations performed by under graduate nursing alumni: a Brazilian multicenter study. Rev Esc Enferm USP. 2021; 55:e20200084.

Saldes AA, Andreto LM, Ferreira TCM, Ramos VKN. A influência das atividades acadêmicas complementares na atuação profissional dos egressos de enfermagem. Rev Eletr Acervo Saúde. 2021; 13(7):e7999.

Cunha VSB, Alcoforado GKSM, Ribeiro WA, Almeida MCS, et al. Desafios do egresso de enfermagem na inserção ao mercado de trabalho: uma revisão da literatura. Soc Pesq Desenvolvimento. 2021; 10(3):e23010312660.

Galdino Júnior H, Vieira JS, Souza MR de, Borges CJ, Medeiros M. Programa de educação tutorial na formação de enfermeiros: reflexões de egressos. Rev Eletr Enferm. 2021; 23:62257, 1-8.

Publicado

30-06-2022
Métricas
  • Visualizações 0
  • pdf downloads: 0

Como Citar

DOMINGOS, O. R. de S. .; SILVA, R. A. C. da .; KAZAN, N. M. .; MAIA, L. F. dos S. Recém-formado em enfermagem: a insegurança e as dificuldades de enfrentamento ao mercado de trabalho. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 75–80, 2022. DOI: 10.24281/rremecs2022.7.12.75-80. Disponível em: http://revistaremecs.recien.com.br/index.php/remecs/article/view/805. Acesso em: 17 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos