Ferramentas da qualidade nos processos gerenciais de serviços de saúde
DOI:
10.24281/rremecs2020.5.9.62-67Palavras-chave:
Gestão da Qualidade, Processos Gerenciais, Ferramentas da QualidadeResumo
Trata-se de revisão integrativa, que buscou verificar na literatura as ferramentas de gestão da qualidade mais utilizadas nos serviços de saúde brasileiros, a partir de publicações científicas da base do Banco de Descritores de Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), entre 2000 e 2019. Seguindo os critérios de inclusão, totalizaram-se 13 estudos selecionados para análise, dos quais 85% (11 artigos) foram realmente utilizados para alcance do objetivo final deste trabalho. As ferramentas de qualidade mais citadas foram PDCA, método 5W2H, diagrama de Ishikawa e brainstorming. Percebe-se que há um movimento crescente em direção a utilização mais contínua das ferramentas, especialmente no que tange a responsabilidade em melhorar resultados. A gestão da qualidade é a principal maneira de um gestor criar um ambiente adequado tanto para os funcionários e clientes, como para receber as acreditações.
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