O impacto da inteligência artificial na educação em enfermagem: desafios e oportunidades

Autores

  • Lorena Alencar Sousa l.lorenaalencar48@gmail.com
    URCA - Universidade Regional do Cariri
  • Thays Alves da Silva thays.16.alves16@gmail.com
    UPA - Unidade de Pronto Atendimento
  • Sara Amy da Silva Alves dos Santos saraamy444@hotmail.com
    UPA - Unidade de Pronto Atendimento
  • Maria Raiane Nunes da Silva raianenunes34@gmail.com
    UNIP - Universidade Paulista
  • Jaqueliny Rodrigues Soares Guimarães jaqueliny.rodrigues@hotmail.com
    URCA - Universidade Regional do Cariri
  • Paulo Renato Alves Firmino paulo.firmino@ufca.edu.br
    URCA - Universidade Regional do Cariri

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Enfermagem, Formação Acadêmica

Resumo

A inteligência artificial (IA) está revolucionando rapidamente os cuidados de saúde e a educação em todo o mundo, incluindo a prática e a educação de enfermagem. Ela representa uma estratégia de ensino vital na formação de enfermagem, capaz de fortalecer os valores e conceitos fundamentais que orientam a prática, como a prestação de cuidados compassivos e centrados no paciente, além do respeito pelas diversas perspectivas. Objetivo: Investigar as aplicações específicas da IA na formação acadêmica de enfermagem, com ênfase nos impactos na aquisição de competências pelos estudantes e nas melhores práticas para a integração ética e eficaz da IA no currículo de enfermagem.

Publicado

30-12-2023
Métricas
  • Visualizações 0
  • pdf downloads: 0

Como Citar

SOUSA, L. A. .; SILVA, T. A. da .; SANTOS, S. A. da S. A. dos .; SILVA, M. R. N. da .; GUIMARÃES, J. R. S. .; FIRMINO, P. R. A. . O impacto da inteligência artificial na educação em enfermagem: desafios e oportunidades. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 90, 2023. Disponível em: http://revistaremecs.recien.com.br/index.php/remecs/article/view/1503. Acesso em: 7 fev. 2025.