Uso de exergames no combate à obesidade em adolescentes

Autores

  • Pablo Rodrigo Campelo Alves pablocampeloa@hotmail.com
    Mestrado em Gestão de Cuidados em Saúde
  • Angela Maria Moed Lopes angela.moed@gmail.com
    Doutorado em Ciência da Saúde
  • Mariane Bernadete Compri Nardy mbcnardy@gmail.com
    Doutorado em Genética
  • Thâmara Machado e Silva thamaramachado.silva@gmail.com
    Doutorado em Ciências Ambientais

DOI:

10.24281/rremecs2023.8.14.130-140

Palavras-chave:

Jogos de Movimento, Adolescente, Obesidade

Resumo

Jogos tecnológicos que promovem movimentos nos praticantes destacam-se no mercado e atraem mais adeptos. Torna-se válido o estudo dos protocolos de uso de exergames no combate à obesidade em adolescentes e, este artigo, apresenta uma revisão integrativa da literatura que abrangeu cinco bases de dados no intuito de investigar e identificar protocolos de uso de exergames com resultados positivos contra o sobrepeso no público adolescente. Verificou-se, em um dos protocolos que, apenas trinta minutos semanais, ao longo de seis semanas, houve impactos significativos nos índices de saúde de adolescentes. Os exergames aumentam os níveis da atividade física e efeitos semelhantes as atividades convencionais. Conclui-se que os exergames reforçam as novas possibilidades de práticas corporais existentes visando promoção da saúde e, se utilizados de forma orientada, se caracterizam como estratégias de mudança de hábitos físicos em adolescentes, proporcionando variados ganhos à saúde.

Descritores: Jogos de Movimento, Adolescente, Obesidade.

 

Use of exergames to combat obesity in adolescents

Abstract: Technological games that promote movements in practitioners stand out in the market and attract more fans. It becomes valid to study protocols for the use of exergames in the fight against obesity in adolescents, and this article presents an integrative literature review that covered five databases in order to investigate and identify protocols for the use of exergames with positive results against overweight in teenagers. It was found, in one of the protocols, that just thirty minutes a week, over six weeks, had significant impacts on the health indices of adolescents. Exergames increase levels of physical activity and have similar effects to conventional activities. It is concluded that exergames reinforce the new possibilities of existing body practices aimed at promoting health and, if used in a targeted manner, are characterized as strategies for changing physical habits in adolescents, providing various health gains.

Descriptors: Movement Games, Adolescent, Obesity.

 

Uso de exergames para combatir la obesidad en adolescentes

Resumen: Los juegos tecnológicos que promueven los movimientos en los practicantes destacan en el mercado y atraen a más fanáticos. Se vuelve válido estudiar protocolos para el uso de exergames en la lucha contra la obesidad en adolescentes, y este artículo presenta una revisión integrativa de la literatura que abarcó cinco bases de datos con el fin de investigar e identificar protocolos para el uso de exergames con resultados positivos contra el sobrepeso en adolescentes. En uno de los protocolos se encontró que sólo treinta minutos por semana, durante seis semanas, tenían impactos significativos en los índices de salud de los adolescentes. Los ejercicios aumentan los niveles de actividad física y tienen efectos similares a las actividades convencionales. Se concluye que los exergames refuerzan las nuevas posibilidades de las prácticas corporales existentes destinadas a promover la salud y, si se utilizan de manera específica, se caracterizan como estrategias para cambiar los hábitos físicos en los adolescentes, proporcionando beneficios variados para la salud.

Descriptores: : Juegos de movimiento, Adolescente, Obesidad.

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Publicado

07-11-2023
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Como Citar

ALVES, P. R. C. .; LOPES, A. M. M. .; NARDY, M. B. C. .; SILVA, T. M. e . Uso de exergames no combate à obesidade em adolescentes. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 130–140, 2023. DOI: 10.24281/rremecs2023.8.14.130-140. Disponível em: http://revistaremecs.recien.com.br/index.php/remecs/article/view/1388. Acesso em: 9 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos